Blog

4 ingredientes tóxicos que deve evitar nos produtos de limpeza

4 ingredientes tóxicos que deve evitar nos produtos de limpeza


 Não é por acaso que muito se tem falado sobre a importância de optar por produtos de origem natural, versus os sistéticos. Não obstante, existe ainda uma grande parte da população que ignora o facto de que os produtos com químicos podem vir a ter efeitos nocivos na saúde, especialmente com exposição prolongada.  


Aproximadamente 50% dos produtos de limpeza sintéticos contêm elementos tóxicos para a sua saúde.

 

Isso significa que embora possa não se observar efeitos imediatos após utilização dos produtos, podem efetivamente existir complicações a longo prazo.  
 


Quais são os ingredientes tóxicos que estão escondidos nos produtos de limpeza? 


 
Butoxietanol 
 
Este dissolvente é uma ameaça para os glóbulos vermelhos do corpo humano. Os sintomas da sua exposição englobam dores de garganta e problemas pulmonares. Com uma exposição elevada pode até causar danos hepáticos. Este tipo de elemento encontra-se, normalmente, em produtos de limpeza de cozinha, limpa-vidros e desinfetantes multiuso
 
Ftalatos 


Esta substância atua no desiquílibrio hormonal. Em grande escala, a sua exposição pode levar a uma diminuição da contagem de espermatozóides e ao desenvolvimento de enxaquecas e asma. Encontramos este elemento nos produtos com fragrâncias sintéticas, como os multiuso, os desinfetantes da casa-de-banho, do chão ou da cozinha
 
Hipoclorito de sódio 


Este elemento é um dos componentes principais da lixívia e está presente nos clareadores e purificadores, assim como no cloro das piscinas. O contacto com este produto pode causar ardor e vermelhidão nos olhos, tosse, sensação de náuseas, dor na boca ou garganta. Em casos mais extremos, pode causar dor no peito, pressão arterial baixa, vómitos e tonturas. A dermatite pode também resultar do contato direto com a pele. 
 
 
 Glutaraldeído 


 O Glutaraldeído está também presente nos desinfetantes e pode causar doenças respiratórias, irritação na pele, rinite e conjuntivite.  
 
 
Recomendamos que se informe sempre a composição dos produtos para limpeza e que opte por produtos bio, eco-friendly, perfeitamente seguros de manusear e que, por esse factor, não constituem uma ameaça à saúde e ao meio-ambiente.