Blog

5 factos  surpreendentes sobre bolor que ainda não sabias!

5 factos surpreendentes sobre bolor que ainda não sabias!

 


Como já sabem estamos a ultrapassar um momento de bastante humidade em Portugal segundo várias fontes informativas.

‘’Com níveis de humidade relativa no ar na ordem dos 90% a 100%, segundo os mais recentes dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ….

O fenómeno, em parte, explica-se logo pela maior quantidade de vapor de água na atmosfera, mas também pelo facto de as temperaturas terem estado acima do que é habitual para os meses de dezembro e janeiro.’’

Neste sentido vamos de seguida ajudar-vos mais uma vez a combater o bolor em casa…


O que é o Bolor?


Bolor, também conhecido como mofo, é um tipo de fungo que se desenvolve em ambientes húmidos e quentes onde existe matéria orgânica.

Muito comum em casas com pouca incidência de raios solares, ele aparece no WC e cozinhas, justamente por serem ambientes quentes e húmidos.

Frequentemente,  associamos o bolor ao mofo, uma vez que ambos são tipos de fungos. Ainda assim, convém referir que o bolor é apenas o estágio inicial do mofo. 


Que tipo de bolores existem?


Em primeiro lugar, os tipos de bolor interior mais comuns são Cladosporium, Penicillium e Aspergillus.

Cladosporium 

O Cladosporium pode afetar a saúde, em certos casos pode causar alergias e asma, em casos muito raros, pode ser uma causa de infecção. A maioria das espécies de Cladosporium não são perigosas para os seres humanos.

 

Penicillium

De seguida, o género Penicillium , ficou muito conhecido após a descoberta da penicilina em 1928, pelo escocês, médico e professor, Alexander Fleming.

O fungo foi descoberto quando Fleming saiu de férias e deixou algumas placas com culturas de micro-organismos no laboratório.

Porém, quando regressou descobriu que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor. Contudo, à volta das colónias deixaram de existir bactérias. Assim surgia a Penicilina. 

 

Aspergillus

Finalmente, o Aspergillus é um género de fungo que apresenta uma cor branca amarelada com formação de pedúnculos e uma ponta colorida. São agentes decompositores de alimentos. Frequentemente utilizados na produção de alimentos e produção comercial de ácido cítrico, glucônico e gálico. 


Porque devemos remover o Mofo? 

O próprio odor a mofo é  suficientemente motivador para tomar medidas. O mofo tem um odor fétido e húmido, geralmente descrito como um odor desagradável.

As pessoas são afetadas pelo mofo de forma diferente, algumas pessoas podem não apresentar sintomas, outras podem sofrer de reações alérgicas graves, asma, e outras condições respiratórias .

As crianças são particularmente sensíveis ao mofo. Diversos estudos demonstraram que as crianças pequenas têm um risco acrescido de desenvolver asma aos sete anos de idade quando são expostas aos fungos .

Como tirar o Bolor da Roupa?

Sabias que se  pode a lavar baixas temperaturas e mesmo assim eliminar os fungos associados ao bolor? Como fazer?

 

Separar as roupas: À medida que os esporos se espalham, não misturar as peças de roupa bolor com as limpas.

Deves lavar a roupa na máquina de roupa e colocar a máquina no máximo a 30 graus e usar o detergente biomach super. Ele irá remover o bolor em profundidade devido à tecnologia de enzimas que permite a lavagem no interior das fibras da roupa, para garantir que eliminas o fungo deves fazer nova lavagem mas apenas com o nosso desinfetante Vircov bac 360. Ele irá eliminar o fungo da roupa permanentemente.  De seguida deve secar a sua roupa no exterior de preferência sob luz solar direta. Caso esteja tempo húmido a alternativa é a máquina de secar, deve transferir a roupa para a máquina de secar imediatamente após o fim do segundo ciclo.

Não deixar a roupa na máquina de depois de as lavar. Tira-as imediatamente da máquina de lavar. Quanto mais tempo permanecerem molhadas - ou mesmo húmidas - mais provável é que o bolor apareça. O bolor cresce onde quer que haja humidade, não apenas na máquina de lavar. Também pode ser encontrado em roupas com transpiração, sapatos, ou num fato de banho molhado deixado num saco de plástico.

Assim que chegares a casa, leva toda a roupa transpirada para fora, e caso não possas lavar imediatamente, pendura para secar.

 

 

Como Prevenir o aparecimento de Bolor no roupeiro, roupa ou mesmo máquina de lavar roupa?

Em alturas difíceis como as deste ano é muito provável que apareça bolor no  roupeiro. Além do mau cheiro que fica  instalado, ele pode estragar as roupas e até mesmo o próprio roupeiro. 

Por vezes uma pintura desadequada do guarda roupa, humidade da casa, e o facto do seu roupeiro estar muito perto de uma janela exterior ou até mesmo teres limpo vários móveis com o mesmo pano e a mesma água podem ser um dos fatores que levam ao seu aparecimento no roupeiro.

Deves deixar as portas do roupeiro totalmente abertas, uma vez por semana,  assim como as gavetas. Assim vai permitir que o roupeiro areje e entre ventilação.

Separa as tuas roupas de inverno das roupas de verão. Mesmo que não tenhas espaço é importante colocares as peças de roupa de inverno ao sol várias vezes ao longo da estação. Além disso, podes fazer lavagens de vez em quando para evitar que o ele se acumule.

Uma solução fácil para que, de uma vez por todas, evite o bolor na roupa é usar o nosso produto Air menta, um desodorizante e desinfetante para roupas, roupeiros, interior de máquina de lavar roupa e zonas fechadas. Basta pulverizar a roupa, roupeiro e zonas que têm pouco arejamento que evita o aparecimento de fungos associados ao mofo. 


Não deixes de ler o artigo sobre dicas de evitar humidade e reduzir o bolor by Dona de Casa Inspirada.