
Porque é que deve fazer limpeza a fundo de carpetes e tapetes?
A chegada do Outono traz consigo o regresso a rotinas de passar mais tempo no aconchego do lar, e com isso, também se intensifica a preocupação de ter uma casa que acolha, bem limpa e tratada.
Se é verdade que as carpetes e tapetes trazem conforto e aconchego, é também verdade que há certos cuidados especiais que devem ser tidos em conta.Se é apologista que uma aspiração é suficiente para tratar destes materiais, continue a ler.
Porquê fazer uma limpeza a fundo de carpetes e tapetes?
- Aspirar é importante, mas não é suficiente! A aspiração, por si só, não penetra nas camadas mais profundas para retirar a sujidade entranhada. Estudos indicam que as carpetes têm potencial para albergar mais bactérias que o assento da casa-de-banho!
- Remove os alergênicos que podem causar asma e rinite alérgica.
- Remove as nódoas mais difíceis, como as de comida, maquiagem, animais de estimação,etc.
- Remove os pelos dos animais de estimação que não conseguem ser retirados com a aspiração rotineira.
- Remove partículas de solo que não são visíveis, mas que danificam as fibras dos tapetes e carpetes, causando o desgaste das peças.
Com que frequência deve fazer a limpeza a fundo?
A resposta irá depender da situação particular de cada família:
Fumadores
No caso de ter fumadores que fumam em casa, o recomendado é fazer uma limpeza a fundo a cada 3 meses. O fumo do tabaco contém vários tipos de gases que podem ser absorvidos nas carpetes, tapetes, mantas, almofadas, etc. Fazer uma limpeza com a regularidade recomendada remove as toxinas e ajuda a prevenir a sua entrada.
Crianças
Em lares com crianças pequenas, o recomendado é fazer a limpeza a fundo pelo menos a cada 6 meses. De acordo com a American Lung Association, as crianças são mais facilmente suscetíveis à poluição em carpetes, porque passam muito tempo a brincar em cima dela e porque frequentemente levam as mãos à boca. Recomenda-se, por isso, um cuidado extra com regularidade, além da aspiração normal.
Animais de estimação
Se tem animais felpudos a viver em sua casa, a recomendação é fazer uma limpeza a fundo pelo menos a cada 6 meses. As carpetes e os tapetes são um grande íman para armazenar os pelos dos animais, que ficam presos nas fibras dos tecidos. Para além disso, saliva, urina e resquícios de fezes também podem ser encontrados armazenados nos tecidos. Embora uma aspiração muito regular ajude, há pequenas partículas que não conseguem ser retiradas apenas com aspiração. Limpeza a fundo é duplamente importante, não só por uma questão de higiene, mas também para segurança de convidados, que possam ter alergias a animais domésticos.
Como fazer a limpeza a fundo de carpetes e tapetes?
Há algumas opções para fazer a chamada limpeza a fundo. Destacamos quatro:
Spot cleaning: quando tem nódoas muito resistentes que precisam de algum cuidado extra. Neste caso, pode aplicar produtos específicos, como o Surge. O produto Surge é uma espuma de limpeza que limpa, sanifica e desodoriza enquanto remove rapidamente as manchas mais resistentes. Remove os resíduos deixados por nódoas secas e manchas enquanto sanifica, controla germes e desodoriza.
Limpeza com espuma seca: este método baseia-se em água quente/morna com o equipamento de espuma seca FOAM PRO 1 e o produto Eco-glass. Coloque 25ml de Eco-glass no pulverizador e encher o restante de água. Coloque uma cuba com água e uma escova para auxílio na limpeza de tapete ou carpete. Após a solução estar pronta no equipamento, é necessário dar à bomba para criar a pressão suficiente para a aplicação em espuma seca. Aplique a espuma seca em todo o tapete, ou, se preferir, faça por zonas. Deixe atuar uns segundos e comece a passar a escova em movimentos circulares, vá passando a escova pela água na cuba para retirar a sujidade. Vá seguindo este processo em todo o tapete ou carpete, e pode repetir zonas até atingir o resultado desejado.
Desinfeção geral: Pode aplicar um produto profissional desinfectante como o Vircov Tex que atua como germicida, bactericida, fungicida e virucida. Aplique por pulverização e deixe atuar 15 segundos.
Limpeza a vapor: este método utiliza água quente a pressão elevada para remover a sujidade das fibras.