Blog

Super dicas de limpeza da despensa e como evitar desperdício

Super dicas de limpeza da despensa e como evitar desperdício

 

Sabias que uma despensa organizada é capaz de poupar imenso tempo? 

Fica muito mais fácil até mesmo para encontrar os alimentos quando fazes refeições. Parece insignificante, mas este tipo de organização pode fazer toda a diferença na tua organização diária.


Além disso, ter tudo no devido lugar torna até mais fácil identificar o que tens, o que vais precisar de comprar na tua próxima ida ao supermercado, e o que deves deitar fora por ter passado o prazo de validade. Podes efetivamente evitar grandes desperdícios de alimentos se mantiveres sempre a tua despensa organizada e arrumada. Vamos a isto? 

 

  • Esvaziar a despensa: Remove todos os alimentos, latas, pacotes e itens que estejam na despensa (mete em cima de um balcão para facilitar a limpeza). Aproveita enquanto estás a esvaziar a despensa para verificar o prazo de validade de todas as embalagens e ganhas espaço com o que deitaste fora.

 

  • Limpeza inicial:  Limpa bem a despensa antes de começares a arrumar. Retira tudo - comida, utensílios, tralha e prateleiras - remove toda a sujidade! Podes utilizar o nosso BIOSET para limpar melhor as prateleiras. Escolhemos o Bioset porque é um detergente com repelência de insetos e ajuda a afastar os insetos da tua despensa é para além disso ele tem ação desinfetante e tem um aroma muito suave e agradável que vai parecer que colocaste um ambientador. Dentro da nossa gama podes usar também ou BIOCLEAN ou o POWER para esta limpeza.

  • Limpar Recipientes: Limpa todos os recipientes, apesar de estarem numa despensa fechada, vão acumulando pó mesmo assim, lava-os com água e detergente e certifica-te que removes todos os resíduos e manchas. Caso seja necessário usa uma escova pequena para alcançar áreas difíceis. Para esta limpeza podes usar o nosso eco wash super, detergente de loiça manual.

 

  • Mantêm a despensa livre de insectos:  Deves usar recipientes vedados e transparentes, os de vidro são os mais indicados uma vez que não retêm odores e podem ser usados para todos os tipos de alimentos. Recipientes herméticos com tampas de borracha vedam completamente o interior, pois evitam a entrada de ar o que pode levar à entrada de insetos e à deterioração de alimentos.  O bioset irá ajudar a afastar os tão indesejados insetos na tua despensa.

 

  • Usa etiquetas de validade e organizadores  É importante etiquetar cada recipiente com o tipo e a data de validade do produto, para que não aconteça dos produtos se estragarem e não dares por isso, assim está assinalado e podes utilizar os produtos que estão perto do prazo terminar mais depressa do que os outros. Deves usar cestos e as caixas como organizadores de alimentos pois são excelentes aliados para otimizar o espaço e para melhor organização deves etiquetá-los também identificando os produtos e prazos de validade se for o caso.

 

  • Organiza os produtos: Todos os alimentos que usas diariamente devem ficar ao alcance da tua mão, como grãos, farinhas, molhos, condimentos, temperos e outros produtos. No alto devem ficar itens leves que não usas com muita frequência, como papel, alumínio, protetor de fogão, itens descartáveis de festas de aniversário, etc. Na parte mais baixa devem estar os objetos mais pesados como as garrafas, desta forma evitas que eles caiam sobre ti ou no chão. Podes também guardar pequenos eletrodomésticos (liquidificador, batedeira, torradeira, fritadeira, espremedor de fruta…) bem como panelas e utensílios de cozinha.

 

Se seguires estas 6 dicas irás certamente organizar melhor a tua cozinha, combater o desperdício de alimentos e vais economizar tempo e dinheiro.